Humor

Lembrando Lage

Escolhemos, para inaugurar nossa seção Humor, uma charge de Lage, premiada no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nos anos 70. Hélio Roberto Lage, considerado por muitos, até hoje, o melhor chargista da Bahia, morreu aos 60 anos, em novembro de 2006.



Quem quiser entender a Bahia de 1969 a 2006 precisa conhecer o trabalho de Lage, um cronista do desenho, que responde às cenas e acontecimentos com traço e legenda.

Trabalhou como chargista no jornal Tribuna da Bahia desde a sua fundação. Foi também durante anos o traço da TV Educativa. Formado em arquitetura pela UFBa. Optou cedo pelo desenho e a imprensa. Criou, ao lado de outros amigos contemporâneos, tais como Gutemberg Cruz, Setubal, Nildão, Caó, entre outros, a revista Pau de Sebo, o jornal Coisa Nostra e o Dicionário de Baianês. Editor de arte da revista Viver Bahia. Pintou telas, ilustrou livros e deixou uma obra digna de conhecimento tanto foi seu talento em retratar uma época na Cidade da Bahia.

Foi pioneiro e brilhante.  Soube fazer de um pedacinho de papel e tinta preta, bastava isso, seu humor sofisticado, sem jamais perder a simplicidade.

Curta mais um pouco a obra de Lage.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra Bahia vai manter esse espaço aberto a vocês, novos cartunistas, humoristas, desenhistas baianos que desejam divulgar seus trabalhos. Porta aberta para o humor.

4 thoughts on “Lembrando Lage”

  1. Lage tinha uma mira carteira que poucos cartunistas do mundo demonstram ter. Seu trabalho enriquecia sobremaneira os veículos em que eram publicados. Seu humor tinha a mais salutar sacanagem baiana. Inimitável. Inigualável. Incomparável. Eterno Lage.

  2. Grande Lage…, Grande resgate do outrabahia…tive o prazer e a sorte de conviver com Lage na redação da Tribuna da Bahia..Quieto, poucas palavras, quase silencioso, um gentleman..Mas seus traços eram “ouvidos” na Bahia, no Brasil e no mundo. Parabéns pela iniciativa, porque gênios como Hélio Roberto Lage não podem ser esquecidos nos sombrios arquivos da imprensa da Bahia.

    1. É isso aí, Britto. Esta seção de Humor em homenagem ao Lage é um espaço aberto à colaboração de cartunistas e chargistas, especialmente aqueles que não tem espaço para mostrar seu trabalho. aos jovens em começo de carreira.

Deixe uma resposta

Veja Também